Portugal

Bairro de Benfica: o bairro do povo

Considerada uma cidade em expansão, Benfica foi alterando o papel rural que a caracterizava para uma área com mais de 35 mil habitantes. A vida urbana chegou à freguesia de Benfica com os parques, os shoppings e os inúmeros supermercados que criam uma atmosfera movimentada, não deixando de ser familiar e acolhedora. O Bairro de Benfica tem na sua essência a tranquilidade de se viver num sítio descontraído, mas com um fácil acesso ao centro de Lisboa. A verdade é que estar em Benfica, é estar perto de tudo!

Foi o terramoto de 1755 que impulsionou o crescimento do Bairro de Benfica. Se dizem que “há males que vêm por bem”, é possível afirmar que o “mal” centralizado em Lisboa levou ao deslocamento para um local “bem” mais seguro. Se a lenda sobre a origem do vocábulo Benfica deriva da expressão “bem fica” pelos fatores convidativos que a zona oferece, mais “bem fica” quando as águas que encheram Lisboa não desceram até à freguesia que oferecia respostas de qualidade de vida às famílias que lá se fixavam.

E de acessibilidade não trata apenas este bairro, tendo em conta que as propostas culturais diversificadas dão vida e movimento a quem nele vive. A cultura é vivida com intensidade pelos moradores do Bairro de Benfica, não fosse o Cine – Teatro Turim uma das atrações que o Bairro oferece. Turim faz parte do mapa vivo de Benfica há 40 anos e era o ex-líbris dos anos 80 e 90 com salas sempre esgotadas.

Um Teatro em cada Bairro

É com a expressão “Um Teatro em cada Bairro” que se enaltece a vivacidade que Benfica entrega a quem por ele passa, aproveitando a cultura como o exemplo de que não é por ser apenas um bairro de uma freguesia que deixa de ter tudo ao alcance dos seus moradores.

Leonor Alegria, nº 14434

Deixe um comentário