Portugal

A Coca-Cola nunca foi Nazi

Anúncios da Coca-Cola que circularam em janeiro por grupos de WhatsApp

Um anúncio da Coca-Cola, que remonta para os Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha, e que sugeria que a marca lançou um anúncio a promover o nazismo reapareceu em vários grupos de WhatsApp em janeiro deste ano.

A imagem apareceu em vários grupos como uma comparação de épocas. Na fotografia do final dos anos 30, é possível ler-se “um povo, um império, um líder, uma Coca”, expondo o símbolo nazi. Do lado direito é possível ver-se uma fotografia de 2019, cujo rótulo contém as cores da bandeira LGBTQ e consegue-se ler “amor é amor”.

Esta comparação entre anúncios levou a que os utilizadores da aplicação ironizassem afirmando que o que ganha sempre é o capitalismo: “o capitalismo é para lucrar, sempre”.

No entanto, sites como o E-farsas e o Polígrafo demonstram que é falsa a afirmação que a Coca-Cola tenha feito este anúncio com a tal propaganda Nazi na segunda metade dos anos 30.

Ao pesquisar na internet podemos confirmar que a fotografia, que remonta para os Jogos Olímpicos de 1936, se encontra em circulação desde 2004. O Polígrafo afirma que “caso fosse real, obviamente que circularia no mundo virtual há mais anos, sobretudo por ser potencialmente polémica.”

É possível verificar que o anúncio tem escrito “Coke ist es” com o significado: “É Coca-Cola”. Os dois sites também assim provam que este slogan começou apenas a ser utilizado a partir dos anos 80, quando já estava instalado a Guerra das Colas.

No entanto, os dois sites reforçam que a imagem é real, no entanto “ela faz parte de um conjunto de cartazes exibidos em Londres, em 2004, numa exposição sobre propaganda nazi a qual a organização pediu ao público para colaborar com trabalhos ”, reforça o Polígrafo.

Em relação à fotografia de 2019, é de salientar que esta é real e faz parte de um anúncio produzido na Hungria, representando casais hétero e homossexuais a partilharem uma garrafa do refrigerante.

Anúncio da Coca-Cola produzido na Hungria publicado no Facebook da marca a 4 de agosto de 2019, com a legenda “Love is Love”

Desta forma, podemos confirmar que o anúncio da Coca-Cola a promover a propaganda Nazi é falsa.

A Coca-Cola, uma das marcas de refrigerantes mais famosa do mundo, foi fundada a 1886 e ao longo do tempo, os seus anúncios foram marcando as sociedades ao longo do globo e, no século XX, a Coca-Cola era a marca número um antes da entrada da concorrente mais fiel em meados dos anos 70, a Pepsi. Neste aspeto, ao longo de quase um século de história, a marca esteve em todo o mundo, incluindo na época nazi da Alemanha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s